Curiosidades, dicas e sugestões de um homem no mundo alimentar. As minhas experiências, receitas e novidades que vou encontrando.
Clica se gostas da página
11
Jul
11

Como já tinha referido no post Receitas de Chocolate, de entre as muitas receitas que vi na recente revista que comprei, chamou-me à atenção uma bomba chamada Bolo-Mousse. E já fiz. Afinal é mais simples do que parece. Basicamente, faz-se uma mousse de chocolate e depois metade vai ao forno (bolo) e metade vai ao congelador (gelado). Aqui vai a receita.

Bolo-mousse 

 

200g de chocolate de culinária

200g de margarina

6 ovos

150g de açucar

Topping de chocolate

 

Primeiro há que fazer uma mousse de chocolate. Num recipiente, cortar o chocolate aos bocados e colocar junto com a margarina. Levar ao lume em banho-maria ou então ao microondas até derreter tudo.
À parte, com os ovos, separar as claras das gemas. Com as claras, bater em castelo e ir juntando metade do açúcar. Com as gemas, juntar no preparado do chocolate juntamente com o resto do açucar e mexer até ficar tudo misturado. Depois, juntar as claras a esse preparado final e mexer tudo até termos uma mousse de chocolate. Agora vamos separá-los.

Metade vai para um recipiente para ir ao congelador. A outra vai para um recipiente previamente untado com margarina e papel vegetal também com margarina e colocar no forno pré-aquecido a 190º por 15 minutos.

Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer. Por cima, colocar aos poucos o "gelado", utilizando uma colher de gelado para fazer bolas. Levar novamente ao congelador até servir.

Ao servir, cubrir com topping de chocolate.

 

Sugestões (que eu também vou tentar para a próxima):

-colocar um pouco de farinha e óleo no preparado que vai ao forno. Assim, a base fica mais alta parecendo um bolo fofinho.

-para quem gosta de chocolate amargo, colocar muito menos açucar. Até faz melhor à saúde e tudo.

-para cortar o doce, ao servir, colocar um "cheirinho" de whisky ou Vinho do Porto.

-no topo do bolo, colocar um pouco de morangos, framboesas, cerejas... o que gostarem.

publicado por GV às 00:06
Siga-me no Facebook
">
pesquisar neste blog