Curiosidades, dicas e sugestões de um homem no mundo alimentar. As minhas experiências, receitas e novidades que vou encontrando.
Clica se gostas da página
27
Dez
10

Para o jantar de Natal quis experimentar uma sobremesa nova. Pus-me a folhear as revistas de culinária à procura de algo fácil. Encontrei um Soufflé de Chocolate, que me pareceu simples e com poucos ingredientes. Aqui fica a receita original.

 

Soufflé de Chocolate

 

-125g de chocolate de culinária

-0,5 dl de leite

-4 claras

-2 colheres de sopa de açucar

-manteiga para untar

-açúcar areado e açúcar em pó para polvilhar

 

Raspe o chocolate para dentro de um recipiente, junte o leite e leve ao lume em banho-maria. Unte com manteiga uma forma própria para soufflé e polvilhe com açúcar areado. Bata as claras em castelo, junte as colheres de açúcar aos poucos e bata sempre até ficarem firmes. Mexa o creme de chocolate e envolva-lhe as claras, mexendo sem bater. Coloque o preparado na forma e leve ao forno a 180ºC durante 12 minutos. Retire, polvilhe com açúcar em pó e sirva os soufflés.

 

 

Esta seria a forma correcta de se fazer. Mas o que aconteceu foi que esqueci-me de alguns ingredientes, como o açúcar em pó e leite suficiente. Assim, em vez do açúcar em pó, coloquei chocolate granulado em cima. Em vez dos 0,5 dl de leite, como só tinha 0,4 dl, adicionei cerca de 0,05 dl de água e 0,05 dl de vodka da Letónia e licor de avelã Frangelico. Por isso, criei o Soufflé Bêbado com Chocolate.

 

Soufflé Bêbado com Chocolate

 

-125g de chocolate de culinária

-0,4 dl de leite

-0,1 dl de água, vodka e licor de avelã

-4 claras

-2 colheres de sopa de açúcar

-manteiga para untar

-açúcar e chocolate granulado para polvilhar

 

Parti o chocolate aos pedaços para dentro de um recipiente com o leite e derreti no microondas. Untei com manteiga uma forma própria para soufflé e polvilhei com açúcar. Bati as claras em castelo, juntei as colheres de açúcar aos poucos e bati até ficarem firmes. Tirei o chocolate e leite do microondas, juntei a água, vodka, licor de avelã, as claras e mexi. Coloquei o preparado na forma e levei ao forno a 180ºC durante 12-15 minutos. Retirei e polvilhei com o chocolate granulado.

Resultado: aparentemente pareceu bonito. Por acaso, a parte de cima até ficou consistente, mas por baixo era puro leite com chocolate... bem líquido e regado com álcool. Não saiu como queria, ficou estranho mas, olhem... era bom! Olha a foto!

 

 

Soufflé Bêbado de Chocolate

 

publicado por GV às 23:25
Siga-me no Facebook
">
pesquisar neste blog